terça-feira, 29 de maio de 2007

BALANÇO DA ÉPOCA

Terminada a época, conhecidos os vencedores e os vencidos, é tempo de fazer um pequeno balanço. Não quero de forma alguma ser mal interpretado, muito menos ferir susceptibilidades, pelo que este comentário não passa de uma simples opinião.
Penso que foi uma época difícil para a UD Tocha, essencialmente porque foi uma época de mudanças. E quando falo em mudanças não me refiro só às que se processaram durante a temporada, mas essencialmente à mudança em relação à época anterior. A equipa sofreu uma remodelação grande (da época anterior ficaram 5 atletas), recebendo muita gente nova (com valor, é certo), vinda do futebol de onze. Foi difícil a adaptação de alguns ao futsal e isso notou-se ao longo da época.
Penso também que não conseguimos criar um grande espirito de grupo e isso é essencial para os objectivos de qualquer equipa.
Sei que esta frase que acabei de escrever dará azo a muitos comentários. Muitos tentarão aproveitar-se para criar instabilidade com as histórias "dos que ganham e outros não", "dos equipamentos lavados pelos jogadores" e outras, para justificar esta carência de espirito de grupo, mas por uma questão de princípio e honestidade teria que dizer isto, porque foi o que efectivamente senti.
Os motivos? São dificeis de explicar mas não são com toda a certeza estes que acabei de referir. E assumo responsabilidades neste ponto já que sou dos mais antigos na equipa e essa era uma das minhas obrigações, que terei que melhorar.
Depois vieram alguns resultados menos positivos e a saida do treinador que havia iniciado a temporada, que entendeu, com todo o direito diga-se, que deveria sair para bem da equipa.
Penso que acabou por se comprovar, como aliás escrevi na altura, que o problema não era a equipa técnica, que tanto a primeira como a segunda trabalharam com o maior profissionalismo.
Alguns atletas não conseguiram assumir o seu compromisso até final, e aí sou muito crítico, porque no futebol como em tudo na vida temos que ser muito homenzinhos e se assumimos um compromisso, é até ao fim. Alguns não o foram.
No entanto, e desta mistura de contratempos e equívocos, acabamos por extrair um razoável resultado final. Senão vejamos: - 3º lugar na classificação, atrás de duas grandes equipas (Granja e Vilaverdense) - finalista vencido da Taça, contra o campeão Granja, num jogo frenético já comentado o bastante.
É certo que não vencemos nada mas se formos realistas não foi tão mau quanto isso.
Julgo ser justo deixar uma palavra de apreço para a direcção que fez o esforço possível para que tudo corresse da melhor forma (só quem não acompanha não sabe o trabalho e a dedicação exigidos), apesar de alguns "lapsos". Estou convicto que esses "lapsos" servirão para melhorar o futuro do clube a começar já na próxima temporada.
Julgo ser justo também deixar um elogio aos jogadores que efectivamente deixaram o seu suor em campo até ao fim, que apesar das dificuldades dignificaram a camisola que vestiram até ao fim, honrando o compromisso que assumiram com o clube.
Sem desprestigio para os outros, permitam-me uma singela homenagem a uma pessoa que esteve em todos os treinos, em todos os jogos, nos bons e nos maus momentos: OBRIGADO ZÉ AMARO.
Fica a expectativa para a próxima época que já se encontra a ser minunciosamente preparada pela direcção, sempre com o objectivo de fazer uma UD TOCHA SEMPRE MELHOR!
Saudações desportivas!