domingo, 27 de abril de 2008

UD TOCHA 5 - PRODECO 6

Muito se falou sobre esta partida durante esta semana, nomeadamente sobre as eventuais “facilidades” que a equipa da Prodeco poderia ter por estarmos algo desfalcados de jogadores.
Quem esteve no pavilhão da EB João Garcia Bacelar a assistir ao jogo testemunhou que a equipa da UD Tocha jogue contra quem jogar, contra todas as dificuldades que apareçam e com quantos jogadores tiver disponíveis, joga sempre para ganhar e deixa em campo tudo o que tem para dar, embora tivessemos sentido desde o inicio que hoje o pavilhão estaria algo inclinado em direcção à nossa baliza.
O jogo iniciou-se com ambas as equipas a jogar na expectativa, tentando explorar o erro adversário. No entanto, em poucos minutos permitimos que a equipa adversária ganhasse vantagem, mais uma vez em desconcentrações que se pagam caro, e também com algum azar à mistura, já que o segundo golo da Prodeco nasce de um desvio de um jogador nosso que trai o guarda-redes. Ficámos a perder por 0-3 repentinamente e tivemos que arriscar mais na tentativa de anular esta desvantagem. Tivemos algumas boas oportunidades para reduzir mas algumas vezes por ineficácia nossa, outras por grande mérito do guarda-redes adversário o resultado manteve-se até ao intervalo.
Falámos ao intervalo no sentido de corrigir o que de errado se havia passado no 1º tempo e entrámos na 2ª parte fortíssimos, de tal forma que em cerca de 5 minutos conseguimos empatar o jogo, com uma atitude incrível e com golos de belo efeito (dois deles, Martinho e Alexandre, fantásticos!). O jogo estava relançado mas, principalmente a partir desta altura, o campo começou a ter a tal inclinação acentuada em direcção à nossa baliza. Uma agressão de um jogador da Prodeco (que por acaso até já tinha amarelo) ao Alexandre passou em claro com uma simples falta, levando inclusive o treinador adversário a substituir imediatamente esse jogador para evitar males maiores. Um penalty escandaloso, marcado a pedido, deu novamente vantagem à Prodeco, quando um lance precisamente igual junto à baliza da Prodeco não mereceu o mesmo critério. Perdemos algum discernimento (quem não perderia?) e permitimos novo golo numa jogada de contra-ataque, ficando a perder por 3-5. Vimos o nosso treinador ser expulso do banco por estar a dar indicações aos nossos jogadores, em mais uma decisão no mínimo absurda, mas mesmo assim fomos atrás do prejuízo e com uma entrega fantástica, a cerca de dois minutos do final chegámos novamente à igualdade. Os dois minutos finais foram frenéticos com luta de parte a parte, na tentativa de chegar à vitória até que a 4 segundos do fim na marcação de um canto, tivemos uma desconcentração fatal ao segundo poste, que deu o golo da vitória à Prodeco. Parabéns à Prodeco pela vitória, que era o único resultado que lhe interessava. Saímos de consciência tranquila, demos tudo o que tínhamos e quanto à verdade desportiva, não foi pela nossa parte que ela faltou.
Cinco inicial: Vitor Vieira, Alexandre, Ricardo Pica, Martinho e Paulo Bacalhau (cap.)
Jogaram ainda: Luis, Bruno, João, Marco e Ruben
Treinador: Jorge Cruz
Golos: Martinho (3) e Alexandre (2)